Plano de aula segunda quinzena de outubro 2013
Prefeitura
Municipal de Campo Grande
Secretaria Municipal de Educação-SEMED
Escola
Municipal Osvaldo Cruz – TRAJE
Professor(a): José Nogueira Neto Bloco: FINAL
Período: 16/10/2013 a 30/10/2013 Turma: G/H/I/J
Turno: Noturno
Componente
Curricular: LSCV
Observação: Continuação do Tema problematização à
partir do terceiro momento.
Plano
de Aula
Tema /
Problematização
Pintura
(Manifestações das Artes Visuais na história da arte)
PROBLEMATIZAÇÃO
A pintura é tão antiga quanto à história da humanidade. O papel da
pintura na sociedade é ser um canal condutor de emoções e expressões humanas.
Levando em consideração as colocações sobre o papel da pintura na sociedade o
que podemos fazer para solucionar problemas relacionados as pichações
utilizando a pintura como base inicial para a solução deste problema?
OBJETIVOS
· Conhecer o trabalho desenvolvido
por pintores nacionais e internacionais.
· Promover a experimentação do
processo de mistura de cores e composição de obra de arte;
· Fomentar a utilização da pintura
como um meio de resgate da cultura do belo.
CONTEÚDO
Mestres
da pintura.
Mistura
de cores
Pintor
Brasileiro: Romero Brito
METODOLOGIA E SUAS TECNOLOGIAS
1º Momento:
Introdução ao conteúdo com aula expositiva, imagens para a visualização
do assunto proposto;
2º
Momento: Teorizando e contextualizando o tema pintura – Leitura do texto ( A
importância da pintura) e resolução de exercícios do tipo perguntas e resposta
para melhor compreensão do texto.
3º
Momento: Iniciação de pesquisa e experimentação – Informática: Pesquisar sobre
vida e obra de Romero Brito. Criar apresentação de slide sobre pesquisa.
4°
Momento: iniciar as releituras (atividades de desenho e pintura com tinta) com
as obras do artista citado acima em tela (atendendo ações do PDE)
AVALIAÇÃO
Avaliação
do desenvolvimento dos educandos na atividade em geral como um todo:
Participação, questionamento, interesse pelo tema, destaque na pesquisa e envolvimento
no grupo de estudo.
Avaliação
individual dos exercícios com textos e questionário;
Avaliação
do grupo nas atividades de pintura: organização e participação;
Avaliação
individual de cada trabalho de pintura e seu resultado final.
Comentários
Postar um comentário