ATIVIDADE E TEXTO TEMA: POS IMPRESSIONISMO

01. O que foi o pós-impressionismo?

02. Cite pelo menos três características do pós-impressionismo.

03. Por que se dividiu o pós-impressionismo em dois campos? E quais eram eles?

04. Cite dois grandes artistas do primeiro e do segundo grupo do pós-impressionismo.

05. Sobre Seurat, responda:
a) Em que ele acreditava?
b) Seurat criou um método. Qual o nome desse método e em que ele consistia?
c) Cite uma de suas obras.

06. Sobre Cézanne, responda:
a) O que ele gostava de estudar?
b) O que seus quadros eram para ele?
c) Qual seu tema preferido?
d) Por que sua arte tornou-se tão apreciada?
e) Cite uma de suas obras.

07. Sobre Lautrec, responda:
a) O que ele gostava de pintar?
b) Em que ele se especializou?
c) Como eram seus trabalhos?
d) Cite duas de suas obras.

08. Sobre Van Gogh, responda:
a) Quais as suas características psicológicas?

b) Qual era seu único refúgio?

c) O que ele pintava?

d) Qual era seu credo?

e) O que ele gostava de pintar?

f) Quais as características de suas pinceladas?

g) Para Van Gogh, qual era seu destino?

h) Como foi possível conhecer tanto de sua vida?

i) De acordo com o livro de teoria grupo 9, por que Van Gogh “atirou em si mesmo”?
j) Cite duas de suas obras mais famosas.

09. Sobre Gauguin, responda:
a) Qual era sua lenda?

b) O que ele gostava de pintar?

c) O que ele utilizava em suas pinturas?

d) Quais as características de suas obras?

e) Cite duas de suas obras.

Depois que o impressionismo obteve grande aceitação, deixou de ser um movimento pioneiro. O futuro pertencia agora aos pós-impressionistas. Foi denominado pós-impressionismo a arte diversificada que surgiu logo após o impressionismo.
Características:
* O pós-impressionismo é um período da arte diversificado (Eles queriam uma razão, o porquê), antes no impressionismo se pintava tudo o que se via na frente sem um motivo;
* Deixou de ser de principiante e passa a ser avançado;
* As pinceladas são diversificadas;
* A natureza fica em segundo plano;
* Existia uma busca, ou seja, uma pesquisa;
Os pintores passaram a compreender que a “visão objetiva” estava de fato sujeita à percepção e ao tempo. Os pós-impressionistas queriam que a arte fosse mais substancial, assim o pós-impressionismo foi dividido em dois campos:
1. Desenho formal (Teoria dos pontos e planos de cor);
2. Expressão das emoções e sensações (Cor e luz);
No primeiro encontramos Seurat e Cézanne e, no segundo Lautrec, Van Gogh e Gauguin.

Seurat: Acreditava que a arte devia ser baseada num sistema. Criou método chamado pintura ótica (Pontilhismo) que consistia em manchas de cor dispostas umas ao lado das outras, misturando, assim, aos olhos do espectador. Por seu sistema ser muito trabalhoso, concluiu apenas sete trabalhos. Uma de suas obras foi “O circo”.

Cézanne: Gostava de estudar as formas geométricas e as proporções de cada objeto que retratava. Para ele, seus quadros eram verdadeiras “construções da natureza”. Seus temas preferidos eram naturezas-mortas (Frutas, objetos e flores). O que o tornou sua arte tão apreciada foi o tratamento que ele dava às aparências da superfície. Para ele, o olhar estava interligado com o sentir. Uma de suas obras foi “O vaso azul”.

Lautrec: Gostava de desenhar tendo por base a vida contemporânea: salões de festas, circos e os teatros de Paris. Especializou-se em retratar momentos de movimento e de privacidade como instantâneos fotográficos. Seus trabalhos eram desenhos esboçados com centro vazio e figuras cortadas nas margens. Fazia cartazes, caricaturas e traços semelhantes a máscaras e utilizava cores fantásticas, de interior e fora de tom. Duas de suas obras foram ”A cama” e “Joana Avril dançando”.

Van Gogh: Era um homem de personalidade intrigante, cheio de conflitos e depressivo. A arte era seu único refúgio. Pintava o que via e o que sentia. Seu credo era: “Ame o que você ama”. Gostava de pintar flores, paisagens, naturezas-mortas e autorretratos. Suas pinceladas eram agitadas e brilhantes, sugerindo movimento. Para Van Gogh, seu destino era servir a humanidade por meio de sua arte. Sua vida foi curta e quase não se sustentava. Ele dependia de uma mesada dada por seu irmão Theo, a quem amava muito. Foi possível conhecer tanto de sua vida por causa de cartas que Van Gogh mandava para seu irmão. Pensando que era um peso na vida de seu irmão foi até o campo e com uma pistola atirou em si mesmo, morrendo no dia seguinte. Suas obras mais famosas são: “Girassóis”, “Noite estrelada”, “Autorretrato”, “Casa Amarela” e "Os comedores de Batata".


Gauguin:
Criou sua própria lenda, a do artista que se opõe à sociedade de sua época e dela foge para reencontrar com a natureza e com as pessoas não corrompidas pelo progresso. Gostava de retratar nativos do Taiti e camponeses da Bretanha. Por meio de cores vivas, expressava suas emoções. Utilizava formas simplificadas, em cores não naturais, com contornos fortes, em padrões rítmicos. Suas obras eram simbólicas e misteriosas. Algumas de suas obras são “A refeição”, “Areares” e “Autorretrato de Chapéu”.

Comentários

Mais visitadas

ATIVIDADE e texto Impressionismo

AIVIDADE E TEXTO TEMA: ARTE CONTEMPORÂNEA