ATIVIDADE e texto Impressionismo
SÉCULO XIX NA EUROPA:
O IMPRESSIONISMO
O
Impressionismo foi um movimento que revolucionou a pintura e deu início às
grandes tendências da arte do século XX. Os impressionistas buscavam observar
os diversos efeitos de a luz solar sobre os objetos ao longo do dia para
registrar na tela as variações provocadas nas cores da natureza. Eles não
chegaram a formar uma escola ou sistema; apenas compartilharam algumas técnicas
e procedimentos.
Os grandes
pintores impressionistas
O
primeiro contato do público com os impressionistas foi em uma exposição
coletiva realizada em Paris em 1874. O público e os críticos, porém, reagiram
mal ao movimento, pois ainda se mantinham fiéis à pintura tradicional. Só na
década seguinte os impressionistas começaram a ser compreendidos.
Monet: as
cores mutáveis da natureza
O francês Claude Monet (1840 – 1926) apreciava a
pintura ao ar livre, que lhe permitia reproduzir os efeitos da luz solar
diretamente da natureza. O maior exemplo desse interesse está na série que teve
como tema a fachada da catedral de Rouen. Ele a pintou em vários momentos do
dia, registrando as diferentes impressões que ela lhe causava.
Renoir:
alegria e otimismo
Dos impressionistas, o francês Pierre Auguste
Renoir (1841 – 1919) foi o que ganhou maior popularidade, chegando a ter o
reconhecimento da critica ainda em vida. Seus quadros expressam otimismo,
alegria e a intensa movimentação da vida parisiense das últimas décadas do
século XIX.
Em
1869, Renoir envolveu-se em uma curiosa coincidência. Ele e Monet pintaram a
mesma cena: um grupo divertindo-se próximo a um rio. O fato, além de dar fama
às telas, mostrou bem o empenho de ambos os artistas em explorar as superfícies
que refletem luz.
Degas: a luz
dos ambientes fechados
O francês Edgar Degas (1834 – 1917) participou do
Impressionismo, mas desenvolveu um estilo diferente: além da cor, a grande
paixão dos impressionistas, ele valorizava o desenho. Pintou poucas paisagens e
cenas ao ar livre: em seus quadros predominam os ambientes interiores, onde a
luz é artificial. Seu grande interesse era flagrar um momento da vida das
pessoas, aprender um instante do movimento de um corpo ou da expressão de um
rosto.
A
tentativa de flagrar instantes revela a influência da fotografia sobre Degas. É
inegável a semelhança de alguns de seus quadros com fotos instantâneas: as
pessoas são pintadas como se estivessem sido registradas em um momento da ação
que realizam, despreocupadas com a presença do artista.
A evolução
do Impressionismo:
O Pontilhismo
Em
1886 ocorreu na França a última exposição coletiva dos impressionistas. Uma
nova tendência artística teria lugar com dois de seus participantes – Georges
Seurat e Paul Signac -, que aprofundaram as pesquisas impressionistas quanto à
percepção óptica, isto é, o modo como os objetos são vistos.
Georges Seurat (1859 – 1891), em
especial, reduziu as pinceladas a um sistema de pontos uniformes que, no
conjunto, permitem perceber uma cena. Essa técnica foi chamada de pontilhismo:
as figuras são representadas com fragmentos ou pontos, cabendo ao observador
percebê-las como um todo plenamente organizado.
Paul Signac foi outro grande pintor que
dominou a técnica pontilhista. Ele gostava de observar o movimento o movimento
da água no mar e nos rios, e procurou registrá-lo em muitas de suas obras.
PROCEDIMENTOS GERAIS DOS
IMPRESSIONISTAS
·
A pintura deve registrar as tonalidades que os
objetos adquirem ao refletir a luz solar num determinado momento, pois as cores
da natureza se modificam constantemente dependendo da incidência da luz do Sol.
·
As figuras não devem ter contornos nítidos, pois
a linha é só uma forma encontrada pelo ser humano para representar, por meio de
imagens, a natureza, os objetos, os seres em geral, etc.
·
As sombras devem ser luminosas e coloridas, tal
como é a impressão visual que nos causam, e não escuras ou pretas, como os
pintores as representavam até então.
·
As cores e tonalidades não devem ser obtidas
pela mistura das tintas na paleta. Devem ser puras e utilizadas na tela em
pequenas pinceladas. É o observador que, ao apreciar a pintura, combina as
várias cores, obtendo o resultado final. A mistura das cores passa a ser,
portanto, resultado do olhar humano, e não da técnica do pintor, pois ele não
as mistura em sua paleta.
A PASSAGEM DA
LUZ EM ROUEN
A
catedral de Rouen, importante cidade da França, começou a ser erguida no final
do século XII e é uma das mais belas construções góticas francesas. Observe,
nas três telas ao lado, a variação das cores e da aparência da fachada da
catedral. A causa dessa variação é a mudança d luz solar: Monet fez as pinturas
em diferentes momentos do dia, comprovando sua ideia de que as cores da
natureza e dos objetos expostos ao ar livre se modificam constantemente,
dependendo da incidência da luz do Sol.
A CONSTRUÇÃO
COM PONTOS
Observe
no quadro (Tarde de domingo na Ilha de Grande Jatte) uma forma de lazer comum
até hoje: passar algumas horas da tarde de domingo em um agradável parque. Os
trajes e os acessórios masculinos e femininos são típicos do século XIX.
Note
como esta obra foi construída com pequenos pontos. O que mais chama a atenção é
como o artista conseguiu criar áreas de
luz e sombra: os pontinhos mais escuros nos sugerem as sombras causadas pelas
copas das árvores e pelas sombrinhas das mulheres.
QUESTIONÁRIO: O
IMPRESSIONISMO
11)
Marque
V ou F (verdadeiro ou falso) e relacione com a alternativa correta:
“O
Impressionismo foi um movimento que revolucionou a pintura e deu início as
grandes tendências da arte do século XX”.
I.
Os Impressionistas buscavam observar o efeito da
sombra sob os objetos;
II.
O Impressionismo teve início no século 18;
III.
O efeito da luz nas cores é o objeto de estudo e
foco de trabalho dos impressionistas;
IV.
Os impressionistas não chegaram a formar uma
escola ou sistema, mas revolucionaram a pintura à partir do século 20.
a) ( ) F – F – V – V;
b) ( ) F – V – F – V;
c) ( ) V – V – F – F;
d) ( ) F – V – F – V;
e) ( ) V – F – V – F;
22)
Dentre
os grandes pintores impressionistas podemos destacar:
a) ( ) Monet, Manet e Renoir;
b) ( ) Degas, Renoir e Manet;
c) ( ) Monet, Renoir e Degas;
d) ( ) Manet, Monet e Degas;
e) ( ) Nenhuma das alternativas anteriores está
correta.
33)
Marque
verdadeiro ou falso para as frases sobre o pintor Renoir.
I.
A obra de Renoir foi influenciada pelo
sensualismo e elegância do Rococó;
II.
Pierre Auguste Renoir gostava de pintar em
estúdio fechado;
III.
Renoir foi o pintor menos popular dentre os
impressionistas;
IV.
Renoir envolveu-se em uma curiosa coincidência:
Ele e Monet pintaram a mesma cena;
a) ( ) F – V – F – F;
b) ( ) V – F – F – V;
c) ( ) F – V – F – V;
d) ( ) V – V – V – F;
e) ( ) F – F – V – F;
44)
Qual
foi a cena coincidente produzida por Renoir e Monet?
a) ( ) Um piquenique no parque;
b) ( ) Um passeio no zoológico;
c) ( ) Um almoço na relva;
d) ( ) Um dia no posto de saúde;
e) ( ) Um grupo divertindo-se próximo a um rio.
55)
Sobre
a obra “Fachada da Catedral de Rouen” podemos afirmar que (...).
a) ( ) Comprova que a luz não provoca nenhum
efeito sobre a obra;
b) ( ) O artista a pintou em vários momentos do
dia, registrando as diferentes impressões que lhe causava;
c) ( ) Foi um quadro produzido em estúdio à partir
de uma fotografia;
d) ( ) Não foi pintada por Monet;
e) ( ) Não faz parte do movimento impressionista.
66) O
Pontilhismo é a evolução do Impressionismo e sobre esta nova forma de pintar
podemos afirmar que: ( Marque V ou F verdadeiro ou falso)
I.
Georges Seurat e Paul Signac aprofundaram as
pesquisas impressionistas quanto à percepção óptica criando o Pontilhismo;
II.
Georges Seurat, em especial reduziu as
pinceladas a um sistema de manchas uniformes que permitem perceber a cena;
III.
No Pontilhismo as figuras são representadas como
fragmentos ou pontos;
IV.
É da pintura pontilhista que surge a ideia da
impressão da imagem por meio da máquina.
a) ( ) V – F – F – F;
b) ( ) F – F – F – F;
c) ( ) F – V – F – V ;
d) ( ) V – F – V – V;
e) ( ) F – F – V – F;
77)
Sobre
o pintor Degas, marque a alternativa correta.
a) ( ) Era francês e não participou do
impressionismo pois desenvolveu um estilo diferente;
b) ( ) Era um artista que relutava para não ceder
a influência da fotografia;
c) ( ) Em seus quadros predominam os ambientes
interiores, onde a luz é artificial;
d) ( ) Não valoriza o desenho.
88)
Em se
tratando de construção com pontos, o que podemos marcar como alternativa?
a) ( ) Nesse tipo de trabalho o que mais chama
atenção é como o artista conseguiu criar áreas de luz e sombra;
b) ( ) No quadro “Tarde de domingo na Ilha de
Grande Jatte” os trajes são típicos do século 20.
c) ( ) Os pontos são colocados pelo artista de
forma aleatória;
d) ( ) As obras são pintadas com pontos muito
grandes;
e) ( ) Monet era pintor pontilhista também.
99)
Sobre
os procedimentos gerais dos impressionistas marque Verdadeiro ou Falso.
I.
As cores e tonalidades são obtidas pela mistura
das tintas;
II.
A pintura deve registrar as tonalidades que os
objetos adquirem ao refletir a luz solar num determinado momento;
III.
As sombras devem ser escuras ou pretas como
sempre foi representada pelos pintores até então;
IV.
As figuras não devem ter contornos nítidos, pois
a linha é só uma forma encontrada pelo ser humano para representar.
a) ( ) F – F – F – V;
b) ( ) V – V – F – F;
c) ( ) V – F – V – F;
d) ( ) F – V – F – V;
e) (
) F – V – F – F;
110)
Qual
é causa da variação de cor nos quadros impressionistas?
aA) ( ) O jogo de luz e sombra;
bB) ( ) Mudança da luz solar;
C) ( ) O contorno das formas;
dD) ( ) O resultado do olhar humano;
eE) ( ) Os pequenos pontos impressos na pintura.
GABARITO
1 A – 2C – 3B – 4E - 5B – 6D – 7C – 8 A –
9D – 10B
Olá!
ResponderExcluirVocê me salvou! Precisei de um texto e questões para dar de recuperação e o seu veio a calhar.
Muito bom!!!
ResponderExcluirEu não intendi ainda
ExcluirMuito bom!!!
ResponderExcluirOK
ExcluirObrigado pelas questões, auxiliou no plano de recuperação!
ResponderExcluirMuito legal, exatamente como eu precisava!!!
ResponderExcluirmuito fixe nessecitei disto para um trabalho de historia
ResponderExcluirMuito bom, vou usar com meus alunos
ResponderExcluirporque a 8 e a A
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirn tem o gabarito tdo n, n tem tdas as respostas aki das 110 perguntas!
ResponderExcluirVdd concordo plena mente não tem todas as respostas no gabarito
Excluirobrigada professor.
ResponderExcluirparabens...
olá! quero saber o nome das obras de cada artista que envolveu uma curiosa coincidência entre Renoir e Monet?
ResponderExcluirobrigado que bom que a minha vai ate o dez
ResponderExcluirA resposta da 9 - é D mesmo?
ResponderExcluirO brigado gata um beijo
ExcluirO Gabarito esta certo ?
ResponderExcluirNão está
Excluirameiiii😍
ResponderExcluircom certeza meu professor de artes irá pegar esse material e colar na nossa prova... vou conseguir um 10😂😂😂😂😂😂
ResponderExcluirKkkk
ExcluirOlá , a questão 2 tem algo errado nela. Manet também é um grande pintor Impressionista. As alternativas , exceto a letra e, estão corretas. A questão poderia ser reformulada.
ResponderExcluirA resposta da 2 É a letra c : Monet ,Renoir e Secas;
ResponderExcluirMuitíssima obrigada não sei o que fazer sem essas respostas
ResponderExcluir