PROJETO BLOCO FINAL - HISTÓRIA DA ARTE
OFICINA DE HISTÓRIA DA ARTE
Conhecendo a arte de Campo Grande através de seu patrimônio histórico.
“Conhecer para preservar e valorizar”
CONHECER: a arte, a cultura por meio da história e do patrimônio histórico de Campo Grande.
PRESERVAR: a cultura e o patrimônio histórico de Campo Grande.
VALORIZAR: a partir do conhecimento é possível desenvolver um trabalho de identidade que resulte na valorização do patrimônio público.
1) OBSERVAÇÃO DA REALIDADE
Campo Grande iniciou um novo ciclo de desenvolvimento a partir do ano 2000 e com isso também aumentou a depredação do patrimônio público na cidade.
2) PONTOS CHAVES
A falta de identidade do cidadão campo-grandense com a sua cidade e o seu bairro são apontados como uma das principais causas do vandalismo que acaba por destruir o patrimônio público da cidade.
O não conhecimento da história da cidade e das suas peculiaridades arquitetônicas, gastronômicas e sociais faz com que os cidadãos passem a não dar importância para o valor que tem a arte e a cultura local e com isso as belezas da cidade passam por muitas vezes despercebidas por todos.
3) TEORIZAÇÃO
Pesquisa de opinião pública: O que as pessoas na rua sabem sobre os pontos culturais, históricos e turísticos de Campo Grande? Tabular os resultados.
Leituras complementares em livros como o de Paulo coelho machado que conta um pouco da história e dos locais de relevância social e cultural da cidade.
Promover pesquisa no meio estudantil para saber o que os jovens estudantes pensam sobre o vandalismo e sobre a preservação do patrimônio público e do patrimônio histórico.
Conhecer, por meio do estudo, os artistas da cidade como, por exemplo, artista plástica Lígia Baís, personalidade da história de Campo Grande cuja história se confunde com o patrimônio histórico da cidade.
4) HIPÓTESES DE SOLUÇÃO
O estudo da história da cidade com foco na arte e cultura irá ajudar no resgate da identidade do cidadão campo-grandense com a sua cidade.
· Ações:
· Estudo teórico ( a base fundamental das discuções);
· Visita monitorada (para conhecer a realidade em loco);
5) APLICAÇÃO A REALIDADE
Produção de vídeo educativo para ajudar na divulgação da nossa cultura e patrimônio histórico entre os jovens da escola;
Produção de material escrito como folder para a divulgação do patrimônio histórico de Campo Grande e sua preservação.
Produção artística de painéis sobre os pontos turísticos da cidade e exposição permanente no corredor de entrada da escola Municipal Osvaldo Cruz, um local que pode se tornar ponto de visitação para a população.
Observação: Com este trabalho pretende-se abrir caminho para um projeto de arte na rua com o tema principal focado no grafite uma arte de rua que não pode ser confundida com a pichação que é vandalismo e destruição do patrimônio público, histórico e cultural.
Comentários
Postar um comentário