ARTE INDÍGENA - atividades bloco final

ATIVIDADES

1.     Explique os significados dos nomes “pré-colombiana”e “pré-cabralina”dados ä arte produzida pelos povos da América.
2.     Na região que hoje corresponde ao México existiram duas importantes culturas: a maia e, mais tarde, a asteca.
Na região sul do Peru destacou-se a civilização inca. O que há em comum na arquitetura dessas três civilizações?
3.     Aponte duas importantes características gerais da arte indígena brasileira pré-cabralina.
4.     O encontro entre a cultura européia e as culturas americanas não se deu de modo pacífico. A cidade inca de Cuzco, por exemplo, foi destruída em 1533 pelo espanhol Francisco Pizarro. Ainda assim, os estudiosos têm  levantado muitas informações  sobre os povos americanos. Comente brevemente a importância da produção artística para que isso seja possível.


TRABALHO DE PESQUISA


Escolha um povo indígena e pesquise seus rituais, sua música e sua dança. Informe-se sobre a existência de comunidades indígenas próximas à região onde você mora.
Na pesquisa, considerem as seguintes questões:
Como são os sons e os instrumentos musicais empregados?
Como são as formações e os passos da dança?
Que membros da comunidade participam da dança?
Utiliza-se pintura no corpo? Como ela é feita?
Os participantes usam máscaras? O que elas representam?
Além de máscara os índios usam diademas, tangas e outros acessórios?

Elabore um texto com o resultado da pesquisa e junte a ele recursos audiovisuais como desenhos, fotos de objetos indígenas e instrumentos musicais dos índios.

Faça uma capa para seu trabalho com nome completo, data, nome da escola, nome da disciplina e do professor. Coloque um título no trabalho e entregue para o professor até o dia 31 de agosto (quarta-feira).

Comentários

Mais visitadas

ATIVIDADE e texto Impressionismo

AIVIDADE E TEXTO TEMA: ARTE CONTEMPORÂNEA

ATIVIDADE E TEXTO TEMA: POS IMPRESSIONISMO