OUTUBRO PRIMEIRA QUINZENA 2013 BLOCO FINAL
Prefeitura Municipal de Campo
Grande
Secretaria Municipal de Educação-SEMED
Escola
Municipal Osvaldo Cruz – TRAJE
Professor(a):
José Nogueira Neto Bloco:
FINAL Período: 1/10/2013 a15/10/2013 Turma: G/H/I/J Turno: Noturno
Componente Curricular: LSCV
Plano de Aula
Tema / Problematização
Pintura (Manifestações das Artes Visuais
na história da arte)
PROBLEMATIZAÇÃO
A pintura é tão antiga quanto à história da
humanidade. O papel da pintura na sociedade é ser um canal condutor de emoções
e expressões humanas.
Levando em consideração as
colocações sobre o papel da pintura na sociedade o que podemos fazer para
solucionar problemas relacionados as pichações utilizando a pintura como base
inicial para a solução deste problema?
OBJETIVOS
·
Conhecer o trabalho desenvolvido por pintores
nacionais e internacionais.
·
Promover a experimentação do processo de mistura
de cores e composição de obra de arte;
·
Fomentar a utilização da pintura como um meio de
resgate da cultura do belo.
CONTEÚDO
Mestres da pintura.
Mistura
de cores
Pintor
Brasileiro: Romero Brito
METODOLOGIA E SUAS
TECNOLOGIAS
1º
Momento: Introdução ao conteúdo com aula
expositiva, imagens para a visualização do assunto proposto;
2º
Momento: Teorizando e contextualizando o tema pintura – Leitura do texto ( A
importância da pintura) e resolução de exercícios do tipo perguntas e resposta
para melhor compreensão do texto.
3º
Momento: Iniciação de pesquisa e experimentação – Informática: Pesquisar sobre
vida e obra de Romero Brito. Criar apresentação de slide sobre pesquisa.
4°
Momento: iniciar as releituras (atividades de desenho e pintura com tinta) com
as obras do artista citado acima em tela (atendendo ações do PDE)
AVALIAÇÃO
Avaliação
do desenvolvimento dos educandos na atividade em geral como um todo:
Participação, questionamento, interesse pelo tema, destaque na pesquisa e
envolvimento no grupo de estudo.
Avaliação
individual dos exercícios com textos e questionário;
Avaliação
do grupo nas atividades de pintura: organização e participação;
Avaliação
individual de cada trabalho de pintura e seu resultado final.
Comentários
Postar um comentário