Plano de aula segunda quinzena de outubro 2013



Prefeitura Municipal de Campo Grande
  Secretaria Municipal de Educação-SEMED
 Escola Municipal Osvaldo Cruz – TRAJE
   Professor(a): José Nogueira Neto   Bloco:  FINAL Período: 16/10/2013 a 30/10/2013    Turma: G/H/I/J    Turno: Noturno
                   Componente Curricular: LSCV      

Observação: Continuação do Tema problematização à partir do terceiro momento.

                                                      Plano de Aula

Tema / Problematização

Pintura (Manifestações das Artes Visuais na história da arte)

PROBLEMATIZAÇÃO

             A pintura é tão antiga quanto à história da humanidade. O papel da pintura na sociedade é ser um canal condutor de emoções e expressões humanas.
            Levando em consideração as colocações sobre o papel da pintura na sociedade o que podemos fazer para solucionar problemas relacionados as pichações utilizando a pintura como base inicial para a solução deste problema?
OBJETIVOS
·         Conhecer o trabalho desenvolvido por pintores nacionais e internacionais.
·         Promover a experimentação do processo de mistura de cores e composição de obra de arte;
·         Fomentar a utilização da pintura como um meio de resgate da cultura do belo.

CONTEÚDO

Mestres da pintura.
Mistura de cores
Pintor Brasileiro: Romero Brito


METODOLOGIA E SUAS TECNOLOGIAS

1º Momento: Introdução ao conteúdo  com aula expositiva, imagens para a visualização do assunto proposto;
2º Momento: Teorizando e contextualizando o tema pintura – Leitura do texto ( A importância da pintura) e resolução de exercícios do tipo perguntas e resposta para melhor compreensão do texto.
3º Momento: Iniciação de pesquisa e experimentação – Informática: Pesquisar sobre vida e obra de Romero Brito. Criar apresentação de slide sobre pesquisa.
4° Momento: iniciar as releituras (atividades de desenho e pintura com tinta) com as obras do artista citado acima em tela (atendendo ações do PDE)

AVALIAÇÃO

Avaliação do desenvolvimento dos educandos na atividade em geral como um todo: Participação, questionamento, interesse pelo tema, destaque na pesquisa e envolvimento no grupo de estudo.
Avaliação individual dos exercícios com textos e questionário;
Avaliação do grupo nas atividades de pintura: organização e participação;
Avaliação individual de cada trabalho de pintura e seu resultado final.

Comentários

Mais visitadas

ATIVIDADE e texto Impressionismo

AIVIDADE E TEXTO TEMA: ARTE CONTEMPORÂNEA

ATIVIDADE E TEXTO TEMA: POS IMPRESSIONISMO