PLANO QINZENAL BLOCO INTERMEDIÁRIO SEGUNDA QUINZENA OUTUBRO 2013
Prefeitura Municipal de Campo Grande
Secretaria Municipal de Educação-SEMED
Escola Municipal Osvaldo Cruz – TRAJE
Professor(a): José Nogueira Neto Bloco: Intermediário Período: 16/10/2013 a 30/10/2013 Turma: A/B/C/G Turno: Matutino
Observação: O trabalho de confecção de máscaras demanda tempo e por isso o período de vigência desse plano se estenderá por mais 15 dias.
Componente Curricular: LSCV
Tema /
Problematização
TEATRO
PROBLEMATIZAÇÃO
Qual a
importância do teatro na vida diária, social e cultural de uma pessoa?
OBJETIVOS
·
Pesquisar as diversas manifestações teatrais na história da humanidade e
suas influências na cultura brasileira;
·
Dar acesso ao conhecimento que permeia a cultura teatral bem como
desmitificar o Teatro enquanto cultura apenas para elite e apresentada nas
grandes salas e salões da alta sociedade;
·
Fomentar a utilização do teatro como terapia ocupacional e meio de
integração e socialização.
CONTEÚDO
A introdução da
máscara no teatro e a cultura das máscaras africanas.
O teatro grego.
METODOLOGIA E SUAS TECNOLOGIAS
1º Momento: Introdução
ao conteúdo com a utilização de um texto para leitura (história do teatro
e as máscaras africanas). Após a leitura o educando irá realizar atividades de
perguntas e respostas para melhor aprofundamento na leitura e interpretação do
texto. Para finalizar este momento o estudante irá construir um desenho do tipo
(planta baixa) para representar os antigos teatros gregos.
2° Momento:
Construção das máscaras. Serão mostrados aos educandos exemplos de mascaras
confeccionados com papel colorido e logo depois será pedido aos mesmos que
criem em desenho um projeto de suas máscaras que serão confeccionadas por eles
próprios. Então se inicia o processo de construção das máscaras.
3° Momento: Após
terminar os trabalhos os educando irão desenvolver um texto contando quais são
os benefícios gerados pelo contato das pessoas com as atividades e jogos
teatrais.
AVALIAÇÃO
Serão avaliadas as
produções visuais das máscaras e as atividades propostas de pesquisa e leitura
sobre o conteúdo.
Comentários
Postar um comentário