ATIVIDADE E TEXTO VANGUARDAS


VANGUARDAS
Observe a imagem a seguir.
1.    
   Procure descrever esta imagem. O que ela representa? Como são as figuras? Como é o espaço em que estão?
2.       Em que ela lhe faz lembrar? Ela parece com algo que você conheça?

               O fim do século XIX e início do século XX foi um período de muitas transformações sociais, políticas e culturais. Vários artistas europeus começaram a apresentar em suas obras novos interesses que não os baseados nas regras do passado da arte ocidental. Diferentes tendências artísticas surgiram, e suas manifestações ficaram conhecidas como Arte Moderna, ou Vanguardas Artísticas do século XX. Ocorreram em todas as linguagens artísticas e, em cada uma delas, romperam com os padrões de que até então era considerado correto e de bom gosto. Uma das principais rupturas foi com a ideia de que a arte deveria ser representativa, imitação da realidade e da natureza. Outra ideia questionada foi a de que a arte deveria reproduzir um ideal de beleza. A Arte Moderna criou suas próprias regras e, aos poucos, influenciou rupturas artísticas em outras partes do mundo.
               A palavra “vanguarda” vem do francês avant-gard, e refere-se literalmente ao batalhão militar à frente de uma tropa. Tornou-se um termo relacionado a movimentos ou indivíduos que estão à frente de sua época, que propõem ideias e ações novas seguidas por outros.

“ISTO NÃO É UM CACHIMBO”
Observe a imagem

1.       Nesta Obra, o artista belga Renné Magrite pintou um cachimbo, mas abaixo dele a frase Ceci n’est pas une pipe, que em francês significa “Isto não é um cachimbo”. Como você interpreta esta pintura? Como um cachimbo pode não ser um cachimbo?
2.       Como essa obra relaciona-se com a quebra do padrão de representação da realidade pela Arte Moderna?
       A obra  A traição das imagens – Isto Não é um cachimbo, de Magritte, propõe uma reflexão que está atrelada a uma nova forma de pensar a arte, comum aos artistas modernos: a de que a arte não é realidade. Ela pode ser a representação da realidade, inclusive uma cópia muito fiel em vários aspectos, mas não a substitui, é sempre interpretação, filtrada pelo olhar do artista, seus interesses, as regras de seu tempo e muitos outros fatores. Desse ponto de vista, a arte pode ser uma invenção e propor algo totalmente novo, desvinculado de qualquer compromisso em copiar o real. Seu compromisso passa a ser com a própria arte, com suas características particulares . As regras anteriores  de representação deixam de fazer sentido, e os artistas sentem-se com liberdade de criar suas próprias regras.
       Uma das intervenções que mais influenciou os desdobramentos que geraram a Arte Moderna foi a fotografia. Com os primeiros processos fotográficos surgidos ainda na metade do século XIX, e seu constante desenvolvimento e popularização nas décadas seguintes, cada vez mais a imitação da realidade deixou de fazer sentido como trabalho do artista. Uma máquina fazia em menos tempo, e com maior exatidão, o que o artista levava semanas, às vezes meses para concluir. Com o advento da imagem fotográfica, capaz de congelar com precisão um momento no tempo, os artistas viram-se às voltas com novos interesses, e com grande liberdade. (LIVRO: Arte em interação pág136 à 138)

ATIVIDADES

1.       Depois da leitura do texto o que você diria para explicar as mudanças na arte no período que compreende o fim do século XIX e início do século XX?
2.       Ainda de acordo com a linha de raciocínio da questão Nº 1 quais foram as mudanças ocorridas na arte no final do século XIX e início do século XX?
3.       O que significa a palavra Vanguarda?
4.       Leia o texto novamente e escreva o que é ARTE MODERNA.
5.       Se a ARTE MODERNA não é a realidade e sim a representação da realidade o que isso te sugere em relação a definição de arte? Ou seja, se a arte não é a representação da realidade então, o que é arte?
6.       Qual foi a intervenção que mais influenciou os desdobramentos que geraram a ARTE MODERNA? Explique como isso aconteceu passo à passo.
7.       Agora aprendemos que a arte pode ser  algo totalmente novo, desvinculado de qualquer compromisso em copiar o real, crie um desenho que siga essa linha de raciocínio e para dar um acabamento em seu trabalho pinte com lápis de cor ou faça um grafite com lápis HB.
8.       Pinte o quadro (As senhoritas de Avignon) com cores quentes ( Amarelo, laranja, vermelho, verde amarelado).

Comentários

Mais visitadas

ATIVIDADE e texto Impressionismo

AIVIDADE E TEXTO TEMA: ARTE CONTEMPORÂNEA

ATIVIDADE E TEXTO TEMA: POS IMPRESSIONISMO